PORQUE O SEU PROJETO PRECISA DE TOPOGRAFIA

PORQUE O SEU PROJETO PRECISA DE TOPOGRAFIA

Você adquiriu um terreno? Vai demolir um imóvel ou planeja construir um novo? Então antes de mais nada, você deve dar atenção à uma das principais etapas da construção: a topografia. Em resumo, a topografia nada mais é do que o estudo descritivo e detalhado de um determinado terreno.

Antes de desenvolver qualquer projeto de construção civil, é necessário realizar um levantamento topográfico que mede perímetros e a área total do terreno onde ocorrerá a execução da obra. Com o estudo da topografia do terreno em mãos o engenheiro responsável pela obra consegue visualizar melhor as imperfeições e declives, identificando a necessidade de aterros e quais melhores práticas viáveis, obtendo assim um projeto conciso, eficiente e dentro do orçamento estipulado.

Na construção civil brasileira utiliza-se predominantemente dois tipos de levantamento topográfico: planimétrico, que não considera o relevo do terreno, bastante usado para conferência de medidas de terra, demarcação de terrenos e projetos gerais de engenharia civil e o outro é o altimétrico, no qual relevos e desníveis são considerados.

Como são complementares, ambos os levantamentos topográficos são solicitados antes da elaboração do projeto de construção civil e os resultados desses estudos são aplicados em várias etapas da obra como nivelamento do terreno, demarcação de esquadro, locação de estacas e pilares, inclusive no acompanhamento de prumadas de pilares.

Ter um levantamento topográfico e um projeto estrutural realizado e acompanhado por um engenheiro é vital para o bom andamento do projeto, principalmente em questões como o muro de arrimo ou na construção de um caixão perdido .

O muro de arrimo é usado para superar os aclives ou declives, e tem a função de contenção, todavia a construção de um muro de arrimo depende diretamente da resistência disponível do solo. Características do terreno, como solo mole ou mesmo localização próxima a pontos com grande acúmulo ou surgência de água, influenciam no tipo de muro que deve ser construído para atingir a contenção desejada.

“Como todo solo tem suas diferentes particularidades de propriedades mecânicas que variam em função de sua compacidade, textura e grau de umidade, as análises de estabilidade da encosta e suas respectivas soluções se tornam complexas”, menciona o Engenheiro Flávio de Brito, sócio da Flarrel Engenharia.

Já o “caixão-perdido” é uma técnica utilizada pela Flarrel principalmente em situação de declive no terreno, onde criasse um pavimento “morto”, com pilares, vigas e lajes, sendo uma alternativa para um grande trabalho de movimentação de terra ou necessidade de muro de arrimo com alto uso de concreto entre outras situações.

De qualquer maneira, seja qual for a situação do seu terreno ou sua expectativa quanto a realização do seu projeto, venha conversar conosco.

Comments are closed.