PORQUE O FUTURO DA CONSTRUÇÃO CIVIL ESTÁ NAS PARCERIAS?
O CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) fundado em 1933, criou a primeira regulamentação da profissão de Engenheiro, e um ano após, iniciou-se a criação das agências estaduais, o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Em 2011, a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), ajudou a definir as funções exercidas por arquitetos. Desde então, os dois profissionais têm suas atuações bem definidas, mas ainda há poucos sinais de parcerias aonde os profissionais possam se complementar.
A simbiose funciona bem para projetos arquitetônicos e de interiores, combinados com serviços de reforma e gerenciamento das obras. “Acredito que a parceria é uma maneira eficiente de trabalho para os profissionais e seus escritórios, uma vez que o arquiteto não se aprofunda na parte estrutural, como concreto armado, fundações e materiais; por sua vez, os engenheiros não conseguem atingir a mesma eficiência que os arquitetos no que diz respeito ao aproveitamento dos ambientes, espaços, conforto e beleza do projeto”, afirma o engenheiro civil Flávio de Brito.
As parcerias entre os profissionais da engenharia e arquitetura são cada vez mais comuns, além do entendimento da função de cada profissional. Por mais que um arquiteto faça um projeto de ótima estética e funcionalidade, ele precisa do profissional de engenharia para aplicar as devidas normas técnicas, como por exemplo a NBR 6118 que determina a representação estrutural do imóvel.
A boa atuação em conjunto dos dois profissionais permite a realização da gestão de obras, tornando-as mais rápidas, seguras e eficientes — obedecendo a todos os procedimentos técnicos e os desejos dos clientes. O resultado disso é um projeto sólido, uma execução acurada e claro, diminuição dos gastos com o projeto e inibindo possíveis correções ou alterações do projeto original, acarretando mais custos.
A Flarrel Engenharia busca sempre fomentar parcerias, focando sempre na parte de Projetos Estruturais, além de outros que complementam seu portfólio de serviços para assim, poder melhor assistir o Arquiteto e agregar valor ao projeto.
A parceria tem a intenção de unir as expertises que um profissional ou escritório possui e “terceirizar” esse conhecimento a um outro profissional ou escritório, que por sua vez irá repassar a sua expertise. Além dessa troca constante de conhecimentos e especialidades, que certamente refletirá no projeto, os profissionais acabam gozando de um aumento em sua rede de contatos, favorecendo o network da parceria.
“O mais legal é que, além de troca de conhecimento e oportunidades de atuar em projetos interessantes, criamos parcerias que fomentam mais e mais negócios para ambas as partes e fortalece o mercado, criando confiança e profissionalismo. Nossas parcerias são feitas sempre sob medida, ou seja, só atuamos nas necessidades do parceiro não tendo possibilidades de conflitos de interesse. O objetivo é melhorar as condições para os profissionais, permitir que escritórios possam abranger maiores projetos e oportunidades e claro, repassar todos esses benefícios os clientes finais.” afirma o Eng. Flávio de Brito.
Não somente a parceria entre os dois profissionais irá expandir o mercado local e número de possibilidades, mas o modelo também permite que o profissional trabalhe em diferentes regiões. Isso porque muitas vezes, quem realiza a união desses profissionais num projeto é o próprio cliente, permitindo, por exemplo, um escritório localizado no Sul do país de atuar num projeto no Centro ou Norte do país.
Isso só é possível por causa da tecnologia hoje presente, como Skype, Hangout, Messenger, WhatsApp entre outras soluções com custo mínimo (ou sem custo). “Usamos muito o Skype, por ser uma solução gratuita, para nossas reuniões com arquitetos e clientes. Após isso, documentamos tudo através de e-mail juntamente com os arquivos daquela reunião e o WhatsApp utilizamos para coisas corriqueiras e do dia a dia que necessitam de serem rápidas”, diz Flávio.
Acreditamos que as parcerias fortalecem e solidificam o mercado, melhoram e capacitam os escritórios e permite profissionais buscarem excelência em seus projetos. Por isso convidamos a todos os profissionais de Arquitetura e Decoração de Interior a visitar-nos para que possamos nos conhecer, conectar e, quem sabe, poder trabalhar em parceria num projeto.